Veja este navio de guerra da Segunda Guerra Mundial que se encontrava disfarçado de ilha tropical

É março de 1942 e o navio holandês Abraham Crijnssen está navegando no Mar de Java. Ele estava em uma missão para defender o que eram as Índias Orientais Holandesas - hoje conhecidas como Indonésia. Mas, dias antes, a marinha japonesa havia esmagado a frota aliada da qual Abraham Crijnssen fazia parte. E embora a única opção do navio seja escapar para a segurança da Austrália, sua falta de velocidade e armamentos irão colocá-lo em um perigo real durante a travessia. Não há mais nada a fazer, então, a não ser camuflar de forma inteligente o navio.

Antes que a tripulação do Abraham Crijnssen se encontrasse a bordo de uma ilha tropical improvisada, eles estavam ocupados lidando com os japoneses. A Guerra do Pacífico estourou ao final de 1941, e o território envolvido no conflito incluía as Índias Orientais Holandesas.

E a Guerra do Pacífico começou depois que os japoneses fizeram seu ataque surpresa a Pearl Harbor, no Havaí - arrastando os EUA para a Segunda Guerra Mundial como consequência. Esse ataque ocorreu em 7 de dezembro de 1941, e o presidente Roosevelt o descreveria de maneira memorável como "uma data que viverá na infâmia".

Então, depois de atingir Pearl Harbor, os japoneses lançaram uma variedade de ofensivas pelo Pacífico - incluindo um ataque às Índias Orientais Holandesas. A colônia era considerada o alvo principal por causa de sua riqueza em recursos naturais, e tanto o petróleo quanto a borracha eram essenciais para os japoneses sustentarem sua campanha de guerra.

A Holanda já havia sido efetivamente anexada pela Alemanha nazista após a rendição do país em 7 de maio de 1940. Mesmo assim, o governo holandês em exílio, com sede em Londres, ainda reclamava sua colônia do Pacífico. Em novembro de 1941, os holandeses enviaram uma força da Marinha Real da Holanda para defender sua posse. E no dia seguinte a Pearl Harbor, o governo da Holanda declarou que a nação estava em guerra com o Império Japonês.