Pesquisadores analisam a meta padrão de 10 mil passos por dia dos contadores de passos

Quantos passos você dá por dia? Será que isto realmente importa? Bem, a verdade é que importa sim. Devido às pesquisas da Faculdade de Medicina de Harvard, agora sabemos muito mais sobre o que pode acontecer com seu corpo caso você não caminhe uma certa distância todo dia. No entanto, o número que você precisa alcançar parece ser bastante diferente da meta de 10 mil passos, recomendada tempos atrás.

A questão dos números

Quando se trata de ficar saudável e em forma, somos obcecados por números. Atualmente, existe a famosa campanha cinco por dia, por exemplo, a qual se refere às porções de frutas e vegetais que você deve comer todos os dias. Também, há a proposta de oito copos d'água, conhecida como a regra dos dois litros. Aliás, muitos estarão familiarizados com outras recomendadas medidas, como homens não passar de seis copos de cerveja por semana e as mulheres três.

Contando seus passos

Hoje em dia há outros números envolvendo a saúde que podemos acompanhar, como o número de calorias que queimamos, nossos batimentos cardíacos e nossa pressão arterial. Faz tempo, inclusive, que seguimos doidos com o nosso peso. Portanto, é claro que acabaríamos chegando ao ponto de contar quantos passos damos por dia. Afinal, os aparelhos de agora facilitam demais isso.

Acompanhando

Talvez o produto mais simples do mercado seja o simples contador de passos, denominado de pedômetro. As vendas consistentemente impressionantes destes dispositivos - em 2017 mesmo, 125 milhões foram enviados para o mundo todo - parecem sugerir que as pessoas não se cansam de acompanhar a distância que percorrem.

Crescente popularidade

Logo, não é surpresa nenhuma os pedômetros estarem atualmente em toda parte. As marcas mais populares são Fitbit, Garmin, Jawbone, Apple e Samsung. Além disso, existe o aparelho japonês chamado "manpo-kei", que significa "medidor de 10 mil passos"; algum palpite do que ele faz?